A sustentabilidade do ambiente de uma comunidade por meio da promoção da saúde e da inclusão social digital estudo de caso

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A sustentabilidade do ambiente não é um estado, mas um processo, que objetiva promover a melhoria da qualidade de vida e reduzir os níveis de exclusão social, em um dado ambiente, um território ou uma cidade. Esta idéia está relacionada a um dos princípios gerais da sustentabilidade do desenvolvimento social local, onde este desenvolvimento só pode ser sustentável se a comunidade local e seus facilitadores, juntamente com os diversos atores, escolherem o modelo de estratégia adequado, levando em conta a dinâmica social que lhe é própria. O objetivo central dessa pesquisa é analisar a sustentabilidade do ambiente de uma comunidade, por meio da promoção da saúde e da inclusão social e digital. A partir do desenvolvimento de um aporte teórico conceitual, foi elaborado estudo de caso no território da Comunidade Vila Torres, localizada no Núcleo Central da Região Metropolitana de Curitiba, envolvendo uma comunidade que aglutina os componentes cruciais de uma estratégia em promoção da saúde, com vistas à melhoria de sua qualidade de vida: população propensa à ação, fatores sócio-ambientais que requerem transformação e território como elemento potencial. Deste modo, a sustentabilidade do ambiente é aqui analisada a partir de dados da apropriação deste território, juntamente com a utilização de duas ferramentas: indicadores básicos como guia e mapas temáticos na democratização de dados e da informação visando facilitar a leitura desta realidade. No desenvolvimento do estudo, enfatizou-se a importância de incorporar as estratégias promocionais de articulação setorial e de mobilização das comunidades na conquista, e na construção de caminhos que levem a sustentabilidade do ambiente, uma estratégia para promover a saúde, junto com as pessoas e suas comunidades, nos espaços onde elas trabalham, estudam, amam, se divertem e vivem. Os resultados obtidos da aplicação prática demonstraram que a estratégia para promover a saúde é um processo de promoção do indivíduo a nível social e de inclusão digital, obtendo, desta forma, uma identificação clara de suas aspirações e necessidades, modificando favoravelmente o meio ambiente onde vive.

ASSUNTO(S)

gestão urbana promoção da saúde inclusão digital drenagem urbana de aguas pluviais planejamento urbano tecnologia da informação - aspectos sociais vila das torres (curitiba, pr)

Documentos Relacionados