A susceptibilidade de cÃlulas trofoblÃsticas humanas (linhagem BeWo) a Toxoplasma gondii à aumentada por interleucina-10 (IL-10) e fator transformador de crescimento beta1 (TGF-β)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

As possÃveis causas relacionadas à susceptibilidade de cÃlulas BeWo à infecÃÃo por Toxoplasma gondii foram investigadas no presente estudo. CÃlulas HeLa foram usadas nas mesmas condiÃÃes como parÃmetros de controle. Ambas cÃlulas foram submetidas, antes e depois da infecÃÃo por T. gondii, a diferentes tratamentos por rIL-10, rTGF-β1, anti-IL-10 e anti-TGF-β. rIFN-γ, quando necessÃrio, foi apenas adicionado apÃs infecÃÃo pelo parasito. Em seguida, as cÃlulas foram fixadas, coradas e os parasitos quantificados sob microscÃpio de luz quanto à proliferaÃÃo intracelular e porcentagem de cÃlulas infectadas a cada 100 cÃlulas examinadas. Os tratamentos com rIL-10 e rTGF-β1 proporcionaram um aumento considerÃvel da proliferaÃÃo intracelular e da invasÃo de T. gondii em cÃlulas BeWo, ao contrÃrio do observado em cÃlulas HeLa. Surpreendentemente, rIFN-γ provocou o mesmo efeito. Entretanto, apenas o tratamento simultÃneo de anti-IL-10 com rIFN-γ foram capazes de controlar a replicaÃÃo intracelular de T. gondii em cÃlulas BeWo, enquanto que anticorpos contra TGF-β nÃo interferiram na multiplicaÃÃo ou no Ãndice de infecÃÃo dessas cÃlulas. Esses resultados demonstram que cÃlulas BeWo possuem uma fisiologia diferente de cÃlulas HeLa, sugerindo que o papel do trofoblasto em manter um microambiente placentÃrio favorÃvel à gestaÃÃo pode facilitar a infecÃÃo de tecidos placentÃrios.

ASSUNTO(S)

trofoblasto humano toxoplasma gondii human trophoblast toxoplasmose imunologia interface maternofetal imunomodulaÃÃo immunomodulation maternal-fetal interface

Documentos Relacionados