A sociedade do corpo místico: a formação do império e a fundação da América Portuguesa

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A expansão marítima e as grandes Descobertas ocasionaram modificações na visão de mundo que, até o início do século XV, garantiam inteligibilidade à organização político-social das nações ibéricas. Em Portugal, as conquistas no Oriente e a chegada dos portugueses ao Novo Mundo exigiram uma (re)construção do arcabouço cosmológico sob o qual se assentavam os princípios religiosos e político-sociais da nação e da sociedade. A partir das primeiras décadas do século XVI, com o início do reinado de D. João III, iniciou-se também um processo de confessionalização recristianização das sociedades no Reino e nas áreas coloniais do ultramar com o objetivo de proporcionar o compartilhamento de um mesmo conjunto de valores éticos, morais, religiosos e políticosociais entre todos os súditos do Império. Evidentemente, tal compartilhamento de valores não aconteceu sem embates e conflitos em função da própria especificidade das sociedades que integravam o Império. O papel da Igreja única instituição que possuía meios de disseminar aquele conjunto de valores pela vastidão das áreas imperiais foi preponderante. Nesse sentido, destaca-se a ação dos missionários jesuítas em território brasileiro. A terra dos brasis constituiu-se em um poderoso laboratório de aperfeiçoamento dos instrumentos que serviram ao domínio social que pretendia organizar a sociedade como um corpo místico, no qual o rei era a cabeça e os súditos integravam, hierarquicamente, os outros membros do corpo. Tal composição orgânica da sociedade deveria ser harmonicamenteaceita porque o rei era o representante da vontade divina na Terra. O intercâmbio entre os poderes da Igreja e do Estado possibilitou a associação dos conceitos de bom cristão e bom súdito proporcionando, a partir do século XVII, a constituição teórica de uma razão de Estado teológico-política que marcou as ações da Coroa na condução dos negócios imperiais como pode ser observado nas práticas de representação das sociedades no Reino e na América Portuguesa notadamente até a primeira metade do século XVIII.

ASSUNTO(S)

história teses. brasil história período colonial, 1500-1822. portugal história período de descobertas, 1385-1580 teses igreja e estado. portugal. jesuítas - missões. teses portugal história eclesiástica teses misticismo portugal história. teses

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