A retórica do desarmamento: uma análise de proferimentos de parlamentares sobre o comércio de armas de fogo e munição no Brasil

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

É proposta do presente trabalho investigar aspectos da argumentação retórica produzida por parlamentares, em torno da temática do desarmamento no Brasil, tendo como foco central de interesse o viés violência, criminalidade, segurança pública e direitos individuais. Para essa investigação, foram selecionados como corpus 2 (dois) discursos pertencentes ao gênero político parlamentar, sendo um deles proferido por Alberto Fraga (PFL/DF), Deputado Federal contrário à proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil e o outro proferido por Raul Jungmann (PPS/PE), Deputado Federal defensor da proibição desse comércio. Buscou-se analisar, então, as condições prévias para a instalação da argumentação em um e outro proferimento, a constituição dos sujeitos como oradores e a composição de seus auditórios, as técnicas argumentativas por eles desenvolvidas com vistas à persuasão, os valores mobilizados por meio de seus discursos e, por último, a construção de imagens de si (ethos) no interior desse intercâmbio linguageiro. As análises foram desenvolvidas segundo os postulados teóricos da Nova Retórica (Perelman &Olbrechts-Tyteca, 1996), complementados pelos estudos acerca das marcas lingüísticas da argumentação.

ASSUNTO(S)

persuasão (retórica) teses. análise do discurso teses. estratégias discursivas. desarmamento teses. discurso político. armas de fogo comércio teses silogismo teses.

Documentos Relacionados