A respeito de uma ânfora do Pintor de Amásis conservada no Cabinet des Médailles da Biblioteca Nacional da França, em Paris: três grandes divindades da Atenas arcaica
AUTOR(ES)
Puig, Marie-Christine Villanueva
FONTE
Tempo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Resumo O programa iconográfico de uma ânfora ática de figuras negras, datada de cerca de 540 a. C., assinada pelo oleiro Amasis e atribuído ao Pintor de Amasis (Cabinet des Médailles da Biblioteca Nacional da França, em Paris) é reexaminado. A partir disso, propõe-se avaliar a importância documental das imagens veiculadas pelos vasos numa abordagem de história sócio-religiosa da Atenas arcaica.
ASSUNTO(S)
atenas arcaica vida cultual organização do cerâmico artesão.
Documentos Relacionados
- A invenção da violência MUCCHIELLI, Laurent. L'invention de la violence: des peurs, des chiffres, des faits. Paris: Fayard, 2011, pp.340.
- Le Spleen de Paris: 150 anos
- A assistência social no universo da proteção social: Brasil, França, Argentina
- Tendências recentes da precarização social e do trabalho: Brasil, França, Japão
- Comparando relações de cuidado: Brasil, França, Japão