A reprodução cromatica em sintese de imagens : um estudo comparativo a pintura

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1994

RESUMO

Durante a formação em Artes Plásticas, aspectos relativos à interação Arte &Tecnologia são abordados, enfocando a produção artística através da linguagem computacional. Neste contexto, a Síntese de Imagens surge como alternativa interessante ao trabalho artístico e desperta um interesse particular em relação à utilização da cor na imagem gerada por computador. O objetivo deste trabalho é propor um paralelo entre os processos de reprodução cromática utilizados na pintura e na síntese de imagens. Comparando-se as convergências e divergências entre estes dois processos, uma analogia é identificada, traçando-se uma ponte entre estas duas linguagens de produção artística, cada qual com suas ferramentas e procedimentos específicos de criação. Esta ponte é estabelecida a partir do processo de reprodução cromática na pintura e na síntese de imagens, juntamente com o sujeito da ação, o pintor. Para tanto, recuperamos estudos cromáticos historicamente reconhecidos que irão preceder a análise da cor no seu aspecto físico, a fisiologia da visão cromática nos olhos humanos e a formação das cores em síntese de imagens. Posteriormente, a ponte proposta é estabelecida através da analogia entre o ponto de vista tecnológico e o artístico, aprofundando a discussão cromática na arte gerada por síntese de imagens. Dois experimentos realizados em síntese de imagens são analisados segundo os parâmetros que permitirão o estabelecimento da ponte entre as duas linguagens. Ambos gerados através do sistema PROSIM / Raytrace, o experimento denominado "Zodíaco" é uma série de doze gravuras procurando traduzir cores reais e imaginárias, tendo a astrologia como tema. O experimento "Quatro Estações" é um filme de animação baseado nas sensações produzidas pelas estações do ano

ASSUNTO(S)

analise cromatografica computação grafica cor na arte

Documentos Relacionados