A representação da realidade social em The Big Lebowski / The representation of social reality in The Big Lebowski
AUTOR(ES)
Marcos Fuzita Murata
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta dissertação busca analisar o filme The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998), escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen. Devido à grande quantidade de recursos estilísticos utilizados na construção da narrativa, o filme é considerado um exemplo inequívoco de uma obra pós-moderna. A narrativa não apenas se alimenta de incontáveis referências culturais, por meio da reciclagem de textos anteriores e da mistura de gêneros e estilos, mas também se apoia no uso de várias outras técnicas, como a repetição de motivos visuais, o uso recorrente de clichês e a fragmentação do enredo. Por outro lado, apesar da estética pós-moderna, é difícil ignorar a existência de um conteúdo histórico, uma vez que muitos temas relevantes são inseridos no fluxo da narrativa. A guerra do Golfo, o Reaganismo e os movimentos políticos dos anos 60 são alguns dos temas encontrados no filme, que tem como cenário a cidade de Los Angeles no início da década de 90. Nesse sentido, a nossa hipótese é de que o filme revela uma contradição entre duas tendências opostas: a estética pós-moderna e a representação do conteúdo histórico.
ASSUNTO(S)
cinema cinema commodity culture industry indústria cultural los angeles los angeles mercadoria pós-modernismo postmodernism
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