A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO / THE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.
AUTOR(ES)
Benedita Ferreira Arnaud
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O presente trabalho reconstitui a reforma da Educação Profissional de Nível Técnico, regulamentada pelo Decreto 2.208/97, na Escola Agrotécnica do Cajueiro (E.A.C), UEPB Campus IV, localizada no município de Catolé do Rocha-PB. A referida reforma, contextualizada na atual fase de reorganização produtiva do capital (1997-2006), retorna a tradicional dualidade entre Ensino Profissionalizante e Ensino Médio e institui o currículo por competências. A partir do Decreto 2.208/97, a certificação de competências pela formação realizada, pressupõe cadastro dos estabelecimentos de ensino, que mantém cursos profissionalizantes, no MEC e no CREA/PB. Para certificar competências, as Escolas Técnicas iniciaram o processo de reformas, relativamente às organizações do ensino e do currículo. Enquanto integrante do quadro funcional da Escola Agrotécnica do Cajueiro, na qualidade de professora, há mais de 25 anos, vivenciamos essa reforma, no decorrer dos anos 1999-2006. O clima de tensão gerado pelas dificuldades e problemas enfrentados, no cotidiano institucional, nos instigou à realização desta pesquisa. Assumimos, como objeto de investigação a (re) significação da reforma instituída pelo Decreto 2.208/97, especificamente, o estudo do currículo por competências. Definimos como objetivos: analisar os impactos da reforma pedagógica implantada na referida Instituição e as implicações dessa reforma na dinâmica escolar e no trabalho docente. Para a investigação teórica, assumimos abordagens críticas sobre o trabalho (Marx e autores que reafirmam a centralidade do trabalho), sobre as reformas da Educação Profissional no Brasil e sobre o currículo. Para a abordagem metodológica, priorizamos a análise do discurso, fundamentada em Bakhtin, pela compatibilidade com os propósitos do estudo. A pesquisa empírica realizou-se na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no decorrer do ano letivo de 2006. Os sujeitos da pesquisa foram os/as professores/as e gestores do Curso Técnico em Agropecuária. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e documentos oficiais, que materializam a reforma. Os dados coletados foram sistematizados, através das seguintes categorias: a organização administrativa da reforma e a organização pedagógica. As sínteses produzidas revelam: distorções entre dispositivos legais/normativos e práticas reformistas; inconsistências teóricas, relativamente ao discurso das competências e à implantação das mesmas na educação; burocratização, desqualificação e desvalorização do trabalho docente; além de reforço à contradição capital-trabalho. Para além das sínteses, apostamos no movimento da história e mantemos a crença no ser humano e na educação, enquanto o capital insiste em destruí-los.
ASSUNTO(S)
ciencias sociais aplicadas curriculum - professional education reforms - competences - employement. currículo - educação profissional reformas competências - empregabilidade.
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.uepb.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=49Documentos Relacionados
- Patronato of federal farm to school agrotécnica de castanhal: what the story of curriculum revela on the changes and permanências of the curriculum an institution for technical education?
- A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
- Ensino técnico: arquitetura docente
- Politicas publicas e a pedagogia das competencias na educação profissional : a trajetoria do ensino profissionalizante de nivel tecnico no Brasil e no estado de São Paulo
- ENSINO TÉCNICO E SUSTENTABILIDADE: O Papel do Egresso da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO