A (re)escrita no processo de criação: um estudo enunciativo de rascunhos em oficina literária

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/04/2010

RESUMO

Nesta dissertação de mestrado, estudamos o processo de produção da escrita em oficina literária. As teorias da enunciação de Émile Benveniste e de Jacqueline Authier-Revuz fundamentam nosso estudo. Em Benveniste, tomamos as reflexões sobre a dupla significância da linguagem para daí derivar uma forma de compreender o uso artístico da linguagem. Em Authier-Revuz, ancoramo-nos na teoria das heterogeneidades constitutivas / não-coincidências do dizer, para fundamentar a compreensão do ato enunciativo como palco de uma negociação constante e obrigatória do sujeito-autor com o(s) outros(s)/Outro que o atravessa(m) no ato de produção da escrita literária. Tomamos como objeto de estudo oito rascunhos e a versão final de um conto elaborado a partir de exercício proposto em uma Oficina de Criação Literária. Com o auxílio de classificações formuladas pela crítica genética supressão, inserção e substituição -, acrescidas de categorias propostas por Endruweit (2006), observamos as alterações ocorridas de uma para outra versão, entendendo-as como efeito da negociação do sujeito-autor com o(s) outro(s)/Outro que o atravessam. Os resultados revelam que a alteridade se deixa surpreender em rastros que se materializam na reescrita através da luta do sujeito-autor com a língua no intuito de fazê-la coincidir com um ideal de escrita literária.

ASSUNTO(S)

enunciação heterogeneidade constitutiva oficina literária negociação rascunho enunciation constitutive heterogeneity literary workshop negotiation draft linguistica aplicada

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