A questão da representação e o romance brasileiro contemporaneo

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de representação em seu contexto de discussão teórica atual e sempre referido à produção literária brasileira. No primeiro capítulo, criticamos as teorias contemporâneas que tendem a menosprezar as relações entre linguagem e realidade empírica em favor da afirmação de uma visada materialista sobre o problema da representação estética. Nessa perspectiva, procuramos defender uma operacionalidade do conceito que contemplasse o pressuposto da produtividade própria da linguagem verbal sem descurar, por outro lado, do conhecimento do contexto social, reivindicado como elemento indispensável à interpretação das “realidades representadas” nos textos. A teorização em torno do conceito de representação se faz acompanhar de um desdobramento analítico, cujo objeto é o romance brasileiro das décadas de 1980-90. Conforme proposta, a teorização propicia, no segundo capítulo, uma abordagem histórica da função social do romance na cultura brasileira do século XX. Contextualizando os papéis desempenhados pelo romance nas décadas de 1930, 1960 e 1980-90, procurou-se demonstrar como ocorreu ao longo do tempo um esvaziamento da influência da literatura em suas relações com as ciências sociais e as outras artes no Brasil. O terceiro capítulo é dedicado à análise da produção romanesca das décadas de 1980-90. Inicia-se com análises pontuais de romances selecionados, seguindo-se imediatamente uma tentativa de sistematização das características que nos parecem singularizar o conjunto da produção. Por fim, o capítulo desemboca numa discussão sobre o realismo moderno considerado em sua configuração atual, isto é, no caso referido às particularidades dos romances que analisamos, bem como à tradição brasileira do gênero. Nas considerações finais retomamos os principais tópicos que nortearam a elaboração do trabalho com vistas a uma breve síntese. Mais uma vez procuramos salientar a operacionalidade do conceito de representação nos termos aqui defendidos, conduzindo-se a argumentação final em direção a novas hipóteses de interpretação do romance, mediante as quais se privilegiaria a potencialidade do discurso ficcional literário de problematizar a questão da verdade.

ASSUNTO(S)

ficção brasileira literatura prosa brasileira mimese na literatura

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