“A professora de piano” e a questão da perversão
AUTOR(ES)
Gómez, Álvaro Daniel Reyes
FONTE
Ágora (Rio J.)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-04
RESUMO
Resumo: O artigo ocupa-se de mostrar como a perversão é uma temática que ativa a pesquisa. Explora, inicialmente, a ideia de Freud sobre o fetichismo como paradigma desse operador clínico, intervalo necessário entre a neurose e a psicose. Depois apresenta noções formuladas por Lacan em seus ensinamentos. Examina, posteriormente, o filme A professora de piano, de Haneke (2001), considerando-o material que contribui diante da escassez de casos sobre perversão. Encontra no filme elementos para pensar e indagar a suplência perversa na psicose. A professora ensina a propósito da amarração do nó borromeano entre amor, desejo, gozo e do estabelecimento do que Lacan chama: “falso furo”. O artigo, finalmente, formula questões sobre essa estrutura clínica que, diferentemente das outras duas, se organiza não em certezas, mas adiantando respostas.
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