A produção textual em comunicação social: uma proposta multimodal
AUTOR(ES)
Eneida Martins de Oliveira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
03/12/2009
RESUMO
Nesta pesquisa propomo-nos a trabalhar o letramento multimodal em gêneros midiáticos numa proposta didática de leitura e produção textual com alunos dos Cursos de Graduação em Comunicação Social, cujos objetivos são: 1)desenvolver práticas de letramento multimodal, na produção textual,com os alunos do curso de graduação em Comunicação Social (jornalismo e radialismo); 2) construir com os alunos a noção de multimodalidade nos gêneros midiáticos (notícia, crônicas, e demais matérias jornalísticas, etc...); 3) desenvolver práticas de leitura e escrita significativa de textos multimodais em sala de aula, com base na proposta de Schneuwly e Dolz (2004); 4) avaliar esse processo de letramento multimodal, a partir das práticas de leitura e escrita desenvolvidas ao longo da pesquisa e dos textos produzidos pelos alunos. Exploramos o processo de produção textual, com alunos do curso mencionado, promovendo assim o letramento multimodal do produtor de texto, a partir de um trabalho com seqüências didáticas, conforme proposta por Schnewly &Dolz (2004). A fundamentação teórica explora o letramento e a multimodalidade, como base em autores tais como MARCUSCHI (2005), SOARES ( 2004), KLEIMAN (1995/2005); KRESS e van LEEUWEN (1996), DIONÍSIO (2005), VIEIRA (2007), ALMEIDA (2008). Na metodologia apresentamos a proposta de SCHNEWLY &DOLZ (2004), tecemos considerações sobre gêneros textuais, baseados em MARCUSCHI (2005), KLEIMANN (1995/2005) e descrevemos todo o processo de produção textual. A análise dos textos produzidos pelos 16 alunos selecionados mostra que esses textos, elaborados conforme a seqüência didática proposta, apresentaram peculiaridades no processo de elaboração, como a resistência dos alunos na reescrita, o que demonstra ser esta uma prática marginal à história de letramento dos sujeitos autores. Os textos analisados atenderam ao gênero textual escolhido pelo produtor, aos fatores de textualidade, pois são coesos, coerentes, evidenciam as marcas de autoria, em alguns deles vemos intertextualidade com outros textos conhecido. Com respeito à multimodalidade, os textos mostram o grau de letramento dos produtores na sua construção, adequados às funções da linguagem e aos princípios de composição propostos por KRESS &van LEEUWEN (1996) e adotados para esta análise. Nas considerações finais destacamos a contribuição da teoria e sua adequação à produção do texto multimodal, assim como aquilo que na teoria não se adequa nem se aplica a essa produção, como por exemplo, as questões relativas o valor informativo da esquerda e da direita, o dado e o novo, centro e margens, a importância das cores, apontando para possíveis mudanças que venham a contribuir para o processo de produção do texto multimodal no ensino superior.
ASSUNTO(S)
produção textual multimodalidade seqüência didática linguistica multimodality didactic sequences textual production
ACESSO AO ARTIGO
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