A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. / The practice of the search about agro technical education in Santa Catarina.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O momento histórico vivido decorre da economia globalizada e da revolução tecnológica, cujas transformações são muito rápidas e acontecem num intervalo estreito entre a descoberta e sua utilização. E esse fato, conseqüentemente, vem provocando mudanças no conceito de competência profissional. Atualmente, há a necessidade de se aliar a competência técnica com a capacidade intelectual. Entretanto, esse novo profissional está condicionado à concepção de ensino que vigora nos colégios técnicos que são os responsáveis por sua formação. E mais do que desenvolver uma gama de teorias é necessário que os estudantes saibam usá-las com propósitos reais. Então, poderia tal formação ser concretizada por uma estratégia de ensino que possibilite a parceria entre docentes e discentes na busca do conhecimento, conjugando teoria e prática no processo educativo? Poderia ser a pesquisa uma estratégia para uma aprendizagem significativa? Com o objetivo de responder essas questões foi realizada essa pesquisa em cinco escolas federais de Santa Catarina junto ao curso de Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. Essas instituições são compostas, em sua maioria, por mestres e doutores. Esse trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Através de um questionário, investigou-se se e como ocorre a prática da pesquisa nessas instituições e, se não, quais os principais fatores que estão impedindo que professores qualificados a desenvolvam. Em síntese, os resultados mostraram que a maioria dos professores que participaram desse estudo pensa que a pesquisa científica, no contexto educacional, proporciona subsídios para a formação profissional dos educandos, preparando-os para o trabalho, desenvolvendo competências e ampliando suas capacidades de resolução de problemas. Quanto aos principais fatores citados pelos professores como motivadores para o desenvolvimento da prática de pesquisa, as respostas que obtiveram um índice mais expressivo foram: possibilidade de divulgação de pesquisa em eventos, a consciência da importância do papel da pesquisa na formação profissional, como forma de obter recursos para as unidades didáticas de produção. Embora haja o interesse por parte de alguns profissionais, os dados indicaram que há muitos entraves para que a pesquisa científica torne-se uma realidade efetiva nas instituições pesquisadas. Alguns professores dizem que os fatores que menos motivam são: muitos compromissos e responsabilidades, falta de biblioteca e espaços adequados, pouco tempo. Outras razões apresentadas foram o pouco interesse e incentivo dados pelas administrações das escolas e a falta de orientação, reconhecendo a necessidade de uma disciplina de Iniciação Cientifica. Portanto, é fundamental que se encontrem soluções e alternativas para integrar o ensino e a pesquisa de forma sistematizada e organizada, possibilitando aos alunos adquirirem competência para toda a vida.

ASSUNTO(S)

formação docente ensino agrotécnico educação agrícola pesquisa na escola agricultural education. educacao agro technical research

Documentos Relacionados