A política externa independente é notícia : o reatamento das relações diplomáticas com a URSS na perspectiva do jornal Correio do Povo (novembro de 1961)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação de Mestrado em História aborda a Política Externa Independente do governo João Goulart (1961-1964). Fundamentada no nacionalismo, essa política externa se constituía em um instrumento de desenvolvimento econômicosocial para o país, além de procurar uma nova inserção internacional para o Brasil naqueles anos intensos da Guerra Fria. Para obtermos uma maior aproximação com o que significou a Política Externa Independente para a época estudada, optamos tratar de um dos seus atos diplomáticos mais polêmicos: o reatamento das relações diplomáticas do Brasil com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, realizado em 23 de novembro de 1961. Para tanto, elegemos como fonte privilegiada de nossa pesquisa o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A escolha por esse jornal se deu por dois motivos, indissociáveis: sua auto-proclamada imparcialidade e sua tradição. Desse modo, através das notícias e opiniões veiculadas no Correio do Povo, procuramos perceber como se posicionavam os setores políticos em razão do restabelecimento de relações diplomáticas com a URSS, bem como qual a tendência geral que orientava o periódico em questão na época.

ASSUNTO(S)

história do brasil brazilian history correio do povo (jornal) história política politics history brasil união soviética governo joão goulart : 1961-1964 joão goulart governement (1961- 1964) política externa cold war política externa independente nacionalismo guerra fria nationalism relações internacionais correio do povo relações diplomáticas

Documentos Relacionados