A polifonia das modinhas : diverisdade e tensões musicais no Rio de Janeiro na passagem do seculo XIX ao XX / Modinhas and popular musicians in Rio de Janeiro (1871-1912)
AUTOR(ES)
Uliana Dias Campos Ferlim
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este trabalho dedica-se a avaliar a produção e circulação de canções na cidade do Rio de Janeiro dentre o final do século XIX e o início do século XX. Foram utilizados cancioneiros produzidos por diferentes autores e editoras (o mais antigo deles foi publicado em 1871). Assim como catálogos da mais importante casa de comercialização de fonogramas, a primeira do país, fundada em 1902, a Casa Edison. Esta casa, propriedade do empresário Fred Figner, passou a contratar artistas para a gravação de músicas e posterior comercialização. As músicas gravadas tinham intensa circulação no mercado mais amplo das diversões musicais da cidade. Pessoas de variada origem econômica e social disputavam espaço como artistas e desenvolviam estratégias para o seu reconhecimento individual e profissional. Através da pesquisa podemos entender as discussões estéticas como parte de um quadro social que tem ligações mais profundas com a ordem social e econômica mais geral. As questões racial e da identidade nacional são acionadas neste jogo de embates da vida cotidiana que é essencialmente político
ASSUNTO(S)
musicos cultural industries industria cultural musica popular - rio de janeiro (rj) musicians popular music rio de janeiro (rj)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000376567Documentos Relacionados
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