A pixação paulista e as vanguardas: poesia concreta no concreto

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa estuda a pixação", um fenômeno da comunicação que ocorre exclusivamente nas metrópoles brasileiras, mais especificamente em São Paulo, onde surgiu. Trata-se de um tipo de intervenção sobre os muros da cidade que não se confunde com os graffitis coloridos nem com as demais inscrições aí lançadas, tais como pichações estas com "ch" com fins propagandísticos ou quaisquer outras formas de manifestações escritas com finalidade de marcar presença. A pixação aqui analisada teve início na periferia de São Paulo, nos anos 1980, juntamente com o movimento punk, em meio a uma disputa pelo espaço entre as gangues punk. Grafada com x por seus fazedores, ela assumiu formas visuais e ortográficas e possui regras que a distinguem como movimento cultural do povo suburbano que investe a cidade paulista como mídia para suas ressignificações do cotidiano. Esta pesquisa trata de mostrar como e por que a pixação é uma comunicação poética urbana e da periferia. Associando o fenômeno aos movimentos modernos e modernistas, a hipótese com que se trabalha é a de que temos aí também uma forma de arte. Ela possui as mesmas experimentação, ruptura com a tradição, fragmentação e desconstrução da figuração ou das letras das vanguardas, que reelaboram radicalmente a forma, tendendo a aproximá-la do caos. A exemplo de certos movimentos artísticos que a partir do final do século XIX se deixam influenciar pelas cidades modernas e seu novo modus vivendi, a pixação carrega o ruído urbano para a arte e para a poesia. Além dos referenciais vanguardistas, tais inscrições possuem interessantes explorações verbais e visuais associáveis às realizadas pela poesia concreta. A importância do trabalho para a área da Comunicação advém de a cidade ser usada como medium para este tipo específico de fazer. Além disso, será mostrado que pixadores, ao comunicar o modus vivendi suburbano através da subversão da ortografia formal, da inovação das formas caligráficas e do uso total do espaço metropolitano, transformam o que seria a mera comunicação de um grupo em um ato poético, ou artístico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, cujo corpus é constituído de registros fotográficos, pesquisa de campo e anotações feitos pela autora. Os principais referenciais teóricos incluem as histórias da arte, das vanguardas e das vanguardas tardias e as teorias críticas para a arte moderna e contemporânea, aí incluídas aquelas voltadas para a poesia concreta brasileira

ASSUNTO(S)

street art urban culture cultura urbana concrete poetry avant-garde arte de rua -- sao paulo (cidade) pixação vanguarda (estetica) comunicacao grafitos -- sao paulo (cidade) poesia concreta brasileira

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