A peregrinação ocidental no teatro de Afonso Álvares (XVI) e Xavier Lama (século XX) / The pilgrimage in the ocidental theatre of Afonso Alvares (sixteenth century) and Xavier Lama (twentieth century)
AUTOR(ES)
Isabela Pinheiro Israel
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
28/03/2011
RESUMO
Esta dissertação tem por objetivo mostrar como o mito de São Tiago Maior e a peregrinação religiosa na Idade Média são retratados na dramaturgia portuguesa e galega. Para isso, reporta-se a duas obras: Auto de Santiago de Afonso Álvares (Portugal - séc. XVI) e O Peregrino errante que cansou ó demo de Xavier Lama (Galícia séc. XX). Objetiva verificar como os discursos das personagens, associados aos demais elementos que estruturam as obras, têm por finalidade acentuar a importância, no contexto da religiosidade ibérica, do culto à Virgem de Guadalupe e de São Tiago em sua tríplice representação: São Tiago Apóstolo, Peregrino ou Mata-mouros. E, sobretudo, demonstrar o caráter doutrinador e moralizante das peças, principalmente na recomendação das virtudes a serem seguidas e dos pecados a serem evitados pelo cristão em sua peregrinação existencial, objetivando a ascenção espiritual
ASSUNTO(S)
religiosidade são tiago peregrinação teatro outras literaturas vernaculas idade média Ética cristã teatro galego Álvares, afonso, ca. séc xv. auto de santiago lama, xavier, 1962 - .o peregrino errante que cansou ó demo literatura e moral teatro português teatro religioso peregrinos e peregrinações cristãs ibérica, península (espanha e portugal) religiosidade na literatura religiosity st. james pilgrimage theatre
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3252Documentos Relacionados
- \"Donde o ouro vem\": Uma história política do reino do Monomotapa a partir das fontes portuguesas (século XVI)
- Messejana da Educação: a ação educacional da Igreja Católica na produção espacial (século XX).
- The Moscow Art Theatre studios and the formation of the theatrical pedagogy in the Twentieth Century
- O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX
- The scission of the self in portuguese lyric poetry: fifteenth century and twentieth centure