A PATH OF JEAN PIERRE Chabloz ARTISTIC CREATION IN THE MIDDLE OF THE CITY OF FORTRESS IN THE VISUAL ARTS / A TRAJETÓRIA DE JEAN PIERRE CHABLOZ NA CONSTITUIÇÃO DO MEIO ARTÍSTICO DA CIDADE DE FORTALEZA NO ÂMBITO DAS ARTES VISUAIS
AUTOR(ES)
Nertan Dias Silva Maia
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/03/2012
RESUMO
Este trabalho discute a trajetória do artista suíço Jean Pierre Chabloz na constituição do meio artístico da cidade de Fortaleza, no âmbito das artes visuais, durante a década de 1940. O sentido de tal trajetória visa a romper com a linearidade biográfica que focaliza os personagens de forma individualizada, recolocando o suíço e sua produção artística no estatuto coletivo da arte cearense. A pesquisa objetiva compreender o papel das ideias de Chabloz no campo das formações artística e estética, estudar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam suas concepções pedagógicas a partir de sua trajetória formativa e compor aspectos de sua identidade como educador, como crítico de arte e como artista, tendo por base seus registros documentais produzidos nos anos 1940. As ideias estéticas e pedagógicas de Chabloz o definem como um artista-intelectual de formação acadêmica, que assume seus preconceitos culturais e possui um caráter que o contradiz a partir de suas concepções de arte e sua prática artística. Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui-se de uma pesquisa histórica na área da Educação, fundamentada por registros documentais e por estudiosos como Bourdieu (2006, 2010a, 2010b), Burke (1991, 2005, 2008), Certeau (1982), Elias (1994, 1995), Heinich (2008) e Le Goff (1990, 2001); e interpretada criticamente sob os pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural (NHC), entendidos como um percurso viável para possibilitar uma compreensão sobre Chabloz como um personagem "globalizante, em torno do qual toda a pesquisa é organizada. Após sofrer todas as tensões dos campos artístico-culturais do eixo Rio-São Paulo e criticar duramente a qualidade da arte brasileira, Chabloz chega ao Ceará e passa vivenciar e compreender a cultura e a arte do lugar, pautada pelo discurso social regionalista nordestino, reelaborando seus conceitos e sua produção de arte de acordo com estes ideais.
ASSUNTO(S)
ensino de arte. trajetória formativa modernismo meio artístico jean pierre chabloz educacao jean pierre chabloz art of ceará career training teaching art. arte cearense artistic medium modernism
ACESSO AO ARTIGO
http://www.uece.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=932Documentos Relacionados
- THE VISUAL ARTS PROFESSORS SOCIAL REPRESENTATIONS IN HIGH SCHOOL TEACHING AND THEIR RELATION WITH THE CONSTRUCTION OF THE STUDENTS ARTISTIC KNOWLEDGE
- Sobre a formação continuada em artes visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual
- EDUCATION AND ART: AMONG THE LOST AND THE ENVIRONMENT IN ACHADOS POÉTICA OF VISUAL ARTS
- The (in) visibility of black african culture in the teaching of visual arts
- A (in) visibilidade da cultura negra africana no ensino de artes visuais