A pÃrpetua condiÃÃo humana: uma discussÃo sobre os fundamentos da natureza humana no Leviatà de Hobbes

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo desta dissertaÃÃo à discutir a concepÃÃo de natureza humana em Hobbes - apoiada, principalmente, no Leviatà -, procurando demonstrar que esta natureza à imutÃvel para aquele pensador, nÃo importando se este homem esteja num estado de natureza ou num estado civil. A instÃncia polÃtica nÃo tem alcance na esfera ontolÃgica, a sua funÃÃo nÃo à reformar a natureza deste homem mas, apenas procura controlar e coibir os excessos das tendÃncias e egoÃsmos particulares. Para isso, parte-se de uma investigaÃÃo sobre qual era o significado ou o conceito de natureza humana para a GrÃcia antiga, depois para a medievalidade, com o intuito de mostrar as diferenÃas e aproximaÃÃes com a concepÃÃo de Hobbes. à apresentado tambÃm, o conceito de contrato no mundo grego antigo e na Idade MÃdia, confrontando-as com a visÃo hobbesiana, que tambÃm, à analisado nas obras Elementos e De Cive atà sua forma definitiva no LeviatÃ. Faz-se um breve desvio da linha de raciocÃnio da dissertaÃÃo para mostrar a repercussÃo e influÃncia da teoria polÃtica de Hobbes atà os dias atuais, destacando alguns pensadores crÃticos como Locke, Montesquieu e Rousseau, e alguns intÃrpretes da contemporaneidade. Por fim, discute-se a problemÃtica central desse trabalho, confrontando as posiÃÃes de alguns teÃricos. Conclui-se assim, com a defesa de que a proposta da teoria polÃtica de Hobbes à efetivar um Estado controlador e coibitivo das tendÃncias humanas, nÃo um Estado reformador da natureza deste ser. Esta natureza à imutÃvel para o LeviatÃ. Como Hobbes desconfia deste homem, pois sabe do que à capaz, cria esta instituiÃÃo artificial legÃtima e com autoridade soberana, exatamente, para conter as transgressÃes Ãs leis da boa convivÃncia social

ASSUNTO(S)

contrsto social-mundo antigo e medieval- estado de natureza e estado civil filosofia filosofia polÃtica- natureza humana- conceito teoria polÃtica de hobbes- influÃncia histÃrica

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