A noção de fingere na produção visual contemporânea: estratégias para mundos possíveis através da imagem
AUTOR(ES)
Bethonico, Marina Romagnoli, Dubois, Philippe
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-06
RESUMO
RESUMO Este artigo efetua uma reflexão acerca da tendência, na recente produção artística visual, de questionamento das bordas entre realidade e ficção. Considerando a imagem como resultado de uma manipulação, objetiva pensá-la como imagem-ficção na transformação do presente através da multiplicação de mundos possíveis. Nesse sentido, ela é considerada como resultado do fingere e como via de apreensão do real, que questiona a memória de nossa sociedade e que reconsidera seu papel e responsabilidade na construção da história e de coletividades. Conclui-se que a imagem é potência presente e atuante para se construir novas formas de se viver.
ASSUNTO(S)
arte contemporânea imagem ficção fingere mundos possíveis
Documentos Relacionados
- Arquitetura contemporânea: processando a teoria através da prática
- A noção de antagonismo na ciência política contemporânea: uma análise a partir da perspectiva da teoria do discurso
- Paternidade contemporânea: levantamento da produção acadêmica no período de 2000 a 2007
- Doença mental e periculosidade criminal na psiquiatria contemporânea: estratégias discursivas e modelos etiológicos
- Trabalho de campo, narrativa e produção de conhecimento na pesquisa etnográfica contemporânea: subsídios ao campo da saúde