A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone no Brasil.
AUTOR(ES)
Rowney Archibald Scott Junior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho, baseado numa pesquisa qualitativa e fundamentado em pensamentos e teorias de David Elliott, Keith Swanwick e Zoltán Kodály, investiga e analisa a presença da música brasileira nas trajetórias e atividades artístico-profissionais de 32 saxofonistas atuantes no Brasil, bem como em 12 cursos superiores (bacharelados) de saxofone nesse país. A pesquisa levanta a hipótese de que a música brasileira esteja presente e desempenhe um importante papel nas atividades artísticas e profissionais dos saxofonistas atuantes no país, mas também que o espaço dado à mesma nos cursos superiores não faça juz a tais fatos. Nesse sentido, ao propor repertórios e atividades, este trabalho objetiva fomentar a prática e o estudo da música brasileira nos cursos superiores de saxofone no Brasil. Além disso, ressalta a importância da utilização da música brasileira, em variadas vertentes, na formação artístico-profissional do estudante de saxofone no Brasil e sugere a implementação de medidas pedagógicas e de conteúdo que proporcionem a esse estudante uma formação abrangente, eficiente, pluralista e multicultural.
ASSUNTO(S)
saxofone no brasil atuação profissional formação superior, repertório saxophone in brazil professional activities undergraduate education repertoire musica
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
- A PARTICIPAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIROS
- FORMAÇÃO DE TREINADORES ESPORTIVOS: ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- A formação em saúde pública nos cursos de graduação de nutrição no Brasil
- A pratica de ensino nos cursos superiores de licenciatura no Brasil