A MEMÓRIA NA FICÇÃO DE FRANCISCO DANTAS: cenas da narrativa e do narrador pós-moderno

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta dissertação investiga as implicações da memória na ficção de Francisco J. C. Dantas, no contexto de uma cena pós-moderna ainda em construção. Coivara da memória (1991), Cartilha do silêncio (1997) e Sob o peso das sombras (2004) são textos literários nos quais a sofisticação da linguagem e a narrativa fragmentada colocam em cena narradores diretos e indiretos de suas memórias. Com isso, objetiva-se compreender como, nesses textos ficcionais, a memória é construída e representada, a partir de ruínas ou fragmentos, como essa rememoração espelha e metaforiza a tradição. Embora a argumentação deste trabalho aconteça num processo gradativo, em que um capítulo oferece pistas do capítulo subsequente, a discussão apresenta-se em três etapas. A primeira diz respeito à representação da memória social dando voz ao tempo e às experiências individuais à margem de um processo social e de um clã familiar. A segunda corresponde à fragmentação da narrativa e à consequente leitura ludibriadora que os narradores apresentam ao leitor. A terceira é dedicada à apropriação crítica de Dantas à tradição, ao consequente diálogo intertextual estabelecido com esta, o qual resulta na ironia à própria tradição e na potencialização dos personagens numa condição à margem social. A importância da rememoração, a fragmentação da narrativa e a tradição como empréstimo na cena pós-moderna formam o tripé deste trabalho que analisa tais elementos num ciclo presente-passado, enquanto apropriação de diversas vozes sociais estigmatizadas e de alguns procedimentos nos modos de se narrar as memórias.

ASSUNTO(S)

appropriation of tradition francisco dantas fragmentação fragmentation letras memorialism memorialismo apropriação da tradição francisco dantas

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