A mascara e a formação do ator
AUTOR(ES)
Elizabeth Pereira Lopes
DATA DE PUBLICAÇÃO
1990
RESUMO
Este trabalho consiste numa descrição e avaliação de eficácia da máscara na formação de atores. Começando pelo conceito da máscara através dos tempos,percorro o significado que ela possui nas culturas tradicionais que a utilizam em seus diversos rituais, para, com isso, poder demonstrar a aproximação entre o que ocorre nessas culturas tradicionais e o que acontece quando a máscara é utilizada em sala de aula ou em processo de ensaio de montagens teatrais. o componente mais freqüente que aparece na da máscara é um estado próximo ao transe e possessão. Utilização Relatos de antropólogos e estudiosos do assunto nosmostram o aspecto ritualistico que envolve a sua manipulação, resultando numa mudança de comportamento humano, seja na sua confecção, seja no seu significado mais amplo a Máscara com Maiúsculo = binômio máscara (objeto concreto) + portador.Passando pelo histórico da descoberta da Máscara como uma ferramenta a ser utilizada para a formação de atores para o teatro não mascarado, traçamos a trajetória de Jacques Copeau,diretor de teatro francês, que inventou esse método, na França e m 1920
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000035069Documentos Relacionados
- A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
- A formação do ator para uma atuação polifônica
- Caminhos da formação do ator - conexões interdisciplinares de quatro experiências
- Transferência de aprendizagem: um percurso entre as técnicas aéreas circenses e a formação do ator.
- Movimento vocal: a fonoaudiologia na formação do ator sob a inspiração de Rudolf Laban