A loucura e o feminino na obra de Florbela Espanca. / The madness and the feminine on literary composition of Florbela Espanca.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo estabelecer a relação entre a loucura e a submissão feminina, tendo como causa o poder masculino, retratada de forma ampla nas obras e cartas de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX. Um olhar no regime econômico vigente na época, o Capitalismo, é de grande importância para contextualização da mulher na sociedade, que transforma gradualmente, o papel social feminino. Com uma nova posição no mundo surgem mulheres com questionamentos e reavaliações bastante peculiares para a época. Em Portugal, na Literatura o processo começa a ser registrado primeiramente, de forma amadora nos salões de chá e depois, muito lentamente, em publicações literárias. Considerando a importância da interdisciplinariedade foi utilizado para o presente estudo conhecimentos na área de psicanálise como respaldo científico para, análise das cartas e dos sonetos compostos por Florbela Espanca relacionando-os com os desequilíbrios emocionais também denominados neurastenia.

ASSUNTO(S)

male oppression opressão masculina opressão (psicologia) literary discourse submissão feminina loucura florbela espanca mulheres na literatura registros literários e epistolográfico female submission literaturas classicas espanca, florbela, 1895-1930 - crítica e interpretação loucura na literatura florbela espanca madness

Documentos Relacionados