A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 / The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dialogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro.

ASSUNTO(S)

cinema brasileiro direct sound som direto other voices documentário voz do outro dialogy. documentary dialogia brazilian cinema

Documentos Relacionados