A influência dos hábitos de sucção não nutritiva, do padrão respiratório e do tamanho da adenóide no desenvolvimento das más oclusões na dentição decídua: estudo tipo caso-controle em pré-escolares de Juiz de ForaMG

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A relação oclusal na dentição decídua vem recebendo papel de destaque em pesquisas recentes, em virtude de ser um guia para o desenvolvimento da dentição permanente. Nesse contexto, identificar precocemente alterações dos padrões de normalidade, juntamente com seus possíveis fatores etiológicos, tem se tornado alvo de constantes pesquisas. Assim, o objetivo deste estudo foi associar os hábitos de sucção de dedo e/ou chupeta, o padrão respiratório e o tamanho da adenóide com o desenvolvimento da má oclusão na dentição decídua, em crianças da cidade de Juiz de Fora - MG, através de um estudo tipo caso-controle. Participaram da pesquisa 300 pré-escolares, com idades entre 3 e 6 anos, selecionados aleatoriamente de escolas das redes municipal, estadual e particular, pareados por idade, gênero e classe econômica. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário aos pais/responsáveis, avaliação clínica da criança e exame radiográfico da adenóide dos pré-escolares selecionados. Todos os instru mentos foram previamente testados em um estudo piloto. Os dados foram processados nos programas Epi-Info 2000 e Statistical Package for Social Science 8.0 e aplicados os testes qui-quadrado e análise de regressão logística múltipla condicional. Os resultados apontaram os seguintes fatores de risco independentes para a ocorrência de má oclusão em pré-escolares: o tempo de cessação da sucção de chupeta entre 2 e 3 anos de idade (OR=4,5 [1,8-11,2] IC 95%), entre 3 e 4 anos de idade (OR=26,6 [8,7-81,4] IC 95%) e após os 4 anos de idade (OR=35,5 [9,4-134,5] IC 95%) e o padrão de respiração bucal, diagnosticado clinicamente (OR=9,3 [4,7-18,7] IC 95%). A adenóide hipertrófica e o hábito de sucção digital isolado não estiveram relacionados diretamente ao aparecimento da má oclusão estudada (p>0,05). Dessa forma, concluiu-se que a má oclusão na dentição decídua esteve diretamente relacionada com o tempo de sucção de chupeta por mais de 2 anos de idade e ao padrão de respiração bucal em pré-escolares, com idades entre 3 e 6 anos, da cidade de Juiz de Fora.

ASSUNTO(S)

sucção de dedo decs. respiração bucal teses. hábitos orais teses. maloclusão (odontologia) teses. dentes decíduos teses. adenóides decs. odontopediatria teses.

Documentos Relacionados