A imprensa da Corte nos anos de 1860 e 1870:um estudo comparativo dos jornais Opinião Liberal e A Reforma. / The press of Rio de Janeiro. Court in the 1860s and the 1870s: a comparative study of the papers "Opinião Liberal" and "A Reforma"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação objetiva analisar, de maneira comparativa, a interferência dos periódicos Opinião Liberal 1866 e 1870 e A Reforma nos anos de 1869 a 1870, na formação de uma esfera pública no Rio de Janeiro Capital Imperial. Contexto de profunda instabilidade política por que passava o Império do Brasil, considerado pela historiografia como de crise política, que desaguaria em curto prazo no movimento republicano. Nesta fase, a imprensa apresentava um importante papel na constituição do debate público, apesar da escassa, porém atuante opinião pública, além da importância da imprensa como meio de esclarecimento e formação do público leitor. Os temas preferenciais em voga na imprensa política faziam referência aos limites do Liberalismo no Império, a natureza do poder Moderador, a Guerra do Paraguai, a saída do Gabinete Zacarias de Góis e Vasconcelos e subida dos Conservadores.

ASSUNTO(S)

historia press political periodicals a reforma opinião liberal public opinion opinião pública imprensa a reforma periódicos políticos opinião liberal

Documentos Relacionados