A imagem do hiato: Budapeste* e a fotografia
AUTOR(ES)
Tardivo, Renato Cury
FONTE
Fractal : Revista de Psicologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-12
RESUMO
Este artigo propõe uma análise comparativa entre o romance Budapeste, de Chico Buarque, e a linguagem da fotografia. Inserido no âmbito interdisciplinar da psicologia da arte, vale-se de referenciais de crítica literária, estética, fenomenologia e psicanálise, a fim de analisar em que medida Budapeste e a fotografia correspondem-se. A partir da leitura do romance, levantamos algumas questões que, em seguida, procuramos problematizar e ampliar, articulando-as a elementos pertencentes à linguagem fotográfica. Tanto no romance analisado quanto na linguagem da fotografia, parece haver uma espécie de duplo movimento segundo o qual a realidade revela e é revelada
ASSUNTO(S)
psicologia da arte budapeste fotografia chico buarque fenomenologia
Documentos Relacionados
- Sociologia da fotografia e da imagem
- Referente e imagem na fotografia brasileira em fins do seculo XX
- Transições da imagem:fotografia, contemporaneidade, cultura e hibridismo
- A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais
- A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital