A ictiofauna de áreas rasas do complexo estuarino baía de Paranaguá, Paraná. / The ichthyofauna in the shallow waters of the Paranaguá bay estuarine complex, Paraná.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O presente estudo investigou a ictiofauna de áreas rasas no eixo norte-sul do complexo estuarino Baía de Paranaguá-PR considerando oito pontos amostrais no período de maio de 2000 a abril de 2001. Através de coletas mensais dos parâmetros físicos e químicos da água e de material biológico e de coletas sazonais de sedimento em cada área, foi possível caracterizar o ambiente e analisar a ictiofauna. Os parâmetros hidrológicos, avaliados nas áreas rasas, mostram variação espaço-temporal e definem um gradiente ambiental que aumenta da região norte para a região sul estuarina. Os pontos localizados ao norte do estuário caracterizam-se pela maior influência das águas continentais, com baixa hidrodinâmica e maior quantidade de grânulos finos no sedimento quando comparados à região sul do ambiente estuarino. A composição ictiofaunística do norte do estuário evidencia espécies que desenvolvem todo o ciclo de vida nestas áreas mostrando proporções relevantes de indivíduos jovens e adultos. O sul estuarino compreende os pontos que mostraram os maiores valores dos parâmetros hidrológicos analisados, sendo influenciados pelas águas marinhas e apresentando as maiores hidrodinâmicas, determinadas pela alta freqüência de grânulos grossos no sedimento. A ictiofauna é representada predominantemente por indivíduos jovens de espécies marinhas que utilizam o estuário em determinados períodos do ano e de espécies marinhas que visitam este ecossistema de forma esporádica. A ictiofauna das áreas rasas é constituída por 96 espécies, contendo um predomínio de espécies ocasionais sobre as constantes, sugerindo um ambiente dinâmico. As análises quantitativas da ictiofauna mostraram diferenças sazonais na composição de espécies e na proporção de captura, refletindo na sazonalidade da riqueza específica, da diversidade, da equitabilidade e da similaridade. Os resultados obtidos neste trabalho ressaltam a heterogeneidade espaço-temporal, tanto em relação às características ambientais quanto à composição ictiofaunística, revelando serem as áreas rasas estuarinas do complexo estuarino Baía de Paranaguá ambientes altamente dinâmicos.

ASSUNTO(S)

paranaguá bay estuarine complex Áreas rasas ecologia shallow waters ictiologia ichthyofauna complexo estuarino baía de paranaguá (pr)

Documentos Relacionados