A greve da oficina de chumbo : o movimento de resistência dos trabalhadores da Empresa Jornalística Caldas Junior (Porto Alegre, 1983-1984)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A dissertação enfoca o movimento grevista ocorrido na Empresa Jornalística Caldas Júnior, em Porto Alegre, entre fins de 1983 e início de 1984, motivado por atrasos salariais. A greve durou 56 dias e acabou por ser declarada legal pela Justiça do Trabalho, com base na lei 4.330, legislação à época apelidada de lei “antigreve” pelos dirigentes sindicais. O trabalho discute como este acontecimento se tornou possível, a partir do exame de suas características específicas, entre elas a união de três categorias de trabalhadores (jornalistas, gráficos e rodoviários), relacionando-o com a análise do contexto sindical da época, marcado pela emergência e institucionalização do chamado novo sindicalismo. A investigação busca examinar quatro questões centrais: a relação entre a mudança tecnológica verificada no setor gráfico e a mobilização grevista, a ruptura das relações de dominação de caráter paternalista no nível da produção, a articulação possível entre os três sindicatos envolvidos e a questão jurídica.

ASSUNTO(S)

greve : 1983-1984 strikes empresa jornalística caldas junior. movimentos sociais porto alegre (rs) technological change domination relations trabalhadores história new syndicalism labor laws

Documentos Relacionados