A formação pedagógico-musical de professores egressos da pedagogia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e os limites da formação pedagógico-musical no curso de Pedagogia e suas implicações para a prática pedagógica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa reflexão ocorre a partir da análise das percepções dos professores da Pedagogia e alunos egressos, que atuam nas séries iniciais como docentes, assim como a partir da observação da prática pedagógico- musical nessas séries. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa e a utilização dos procedimentos: observação, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e grupo focal. O referencial teórico que respaldou o estudo tem como destaque os autores Imbernón (1998, 1999, 2004), Tardif (2002) e Veiga (2002, 2003), para a formação de professores, Vásquez (1977), para a prática pedagógica, e Swanwick (1979, 1993, 2003), para a Educação Musical, compondo os três eixos da pesquisa. Foram identificados avanços pontuais alcançados por meio da disciplina voltada para a formação pedagógico-musical na Pedagogia, entre eles a motivação que levou as professoras a tentativas de inclusão da Educação Musical na escola. Entretanto, a formação pedagógico-musical apresenta alguns limites, entre os quais: situação marginal dessa formação na Pedagogia limitada a uma disciplina; falta de formação musical pré-universitária dos alunos; falta de professor do Quadro; fragmentação disciplinar; desarticulação com a instituição responsável pelas escolas, que compromete a prática de estágio e pesquisa. Os professores formadores e egressos têm consciência dos limites dessa formação. Foram também identificadas mudanças necessárias para superar esses limites, como: repensar a filosofia do curso; promover a formação de sólidos saberes das diversas áreas incluindo a música, articulados entre si e com os demais saberes pedagógicos, numa formação contextualizada por meio de estágio, pesquisa e extensão e trabalho colaborativo, incluindo o Departamento de Música. Essas medidas devem ser combinadas com uma política de formação continuada e a inserção da Educação Musical na Educação Básica. Não é possível estabelecer relação direta entre formação e prática pedagógica, considerando a formação como um processo amplo, permanente, não-linear e a prática pedagógica como atividade complexa que envolve muitos fatores, contextos e sujeitos diferentes. Entretanto, há relação entre a situação marginal da música nas escolas e na instituição formadora, que está ligada à perspectiva funcional da música predominante na sociedade e na educação. As condições de formação e de profissionalização são fatores fundamentais para a inserção da música na escola. Condições favoráveis a uma prática pedagógico-musical criadora foram encontradas em apenas um dos casos acompanhados, graças à filosofia da escola, que valoriza a formação integral. Os alunos das séries iniciais deram o testemunho da presença da música em sua vida familiar, nos momentos de diversão e na prática religiosa, assim como expressaram seu interesse pela Educação Musical na escola.

ASSUNTO(S)

formação de professores prática pedagógica e educação musical pedagogical practice and music education educacao

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