A fineza do amor no teatro sacro-retorico-exemplar do Padre Antonio Vieira (em catorze sermões escolhidos para este fim) / Diana Maziero

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Esta dissertação visa à análise do conceito de “fineza de amor” em 14 sermões do Padre Antônio Vieira nos quais o conceito fornece a chave de articulação de seus principais argumentos. O corpus estabelecido pode ser dividido em três grupos, segundo o tema da pregação, determinado pelo calendário litúrgico. Assim, compõem o primeiro grupo os sermões do “Mandato”, pregados nos anos de 1645, 1650, 1655 (manhã), e 1670. Nestes sermões, o assunto principal, retirado do evangelho de São João, é “o amor de Cristo pelos homens” no momento em que morre para a redenção de todo o gênero humano. É este amor, juntamente divino e humano, o único capaz de obrar “finezas”, segundo Vieira. Com relação ao calendário litúrgico, estes sermões, assim como os do segundo grupo, referem o período da Quaresma. Do segundo grupo de sermões constam os sermões da “Primeira Sexta-Feira da Quaresma”, que têm como assunto principal o mandamento de Cristo, “amai vossos inimigos”, retirado do evangelho de São Mateus. Os termos de sua argumentação contrapõem o mandamento ao ódio do inimigo. Nestes sermões, a “fineza” aparece predicada aos exempla, como por exemplo José, do Velho Testamento, que foi vendido por seus irmãos no Egito e depois chegou a ser rei. Caberão nestas análises considerações sobre os “casos exemplares”, retirados da Sagrada Escritura, principalmente do Velho Testamento. Por fim, o terceiro dos grupos de sermões estudados é constituído pelos “Sermões Consagrados à Glorificação de São Francisco Xavier” em que consta o mais amplo vocabulário associado ao conceito da terminologia central deste estudo. Em especial, o trabalho considera os seguintes sermões de Xavier: “Sonho Segundo”; “Sonho Terceiro”; “Sermão Sétimo: Doidices”; “Sermão Oitavo: Finezas”; “Sermão Nono: Braço”; “Sermão Décimo da Sua Canonização” e “Sermão Undécimo do Seu Dia”. Segundo Sebastián Covarrubias Orozco, no Tesoro de la Lengua Castellana o Española, dicionário do século XVII, o termo “fineza” significa: “7) Fineza – significa algunas veces agudeza; 8) otras, perfección de la cosa; 9) en término cortesano cierta galanteria y hecho de hombre de valor y honrado término”. Por esta definição, Vieira trata especificamente das duas primeiras acepções; a última, referente à poesia produzida na corte e, portanto, referente às “letras profanas” do período, poderia ser utilizada apenas para contraposição entre o tratamento dado ao mesmo termo na oratória sacra. Resta ainda ressaltar que, para as análises, serão utilizadas as principais preceptivas retóricas do século XVII, Agudeza y Arte de Ingenio, de Baltásar Gracián e Il Canocchiale Aristotelico, de Emanuele Tesauro.

ASSUNTO(S)

retorica literatura portuguesa sermões de canonização sermões em portugues

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