A Festa é de Maracatu: Cultura e Performance no Maracatu Cearense 1980-2002 / La Fete e de Maracatu: Culture e Performance au Maracatu Cearense 1980-2002

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O maracatu fortalezense, encenação dramática multicultural, tem como substrato histórico e antropológico os rituais de coroação dos Reis de Congo que aconteciam no século XIX. Foi incorporado ao carnaval de rua em 1937, através do maracatu Az de Ouro. No contexto da festa, o cortejo performativo constituiu-se como complexo fenômeno cultural pelas criações e recriações processadas pelos corpos e vozes dos brincantes. Entre 1980 e 2002, agregaram-se aos grupos existentes, novas nações que, a partir das matrizes fundamentais expressas na oralidade e gestualidade, demarcaram significativas re-elaborações. O presente estudo objetiva analisar e compreender a inscrição social dos grupos na avenida e na cidade, bem como as modificações que se deram na performance, impulsionada pelas loas, os cantos, a máscara negra tisnada, os actantes matriciais (a Calunga e a Rainha) e que foram significadas a partir das noções de tradição e de modernidade. Estes elementos adquirem relevo particular na ação dramática de coroação da rainha negra. Abordando os significados envolvidos em torno da figura da matriarca real na composição dramática e no contexto da cultura local, a análise volta-se para os motivos que levaram os sujeitos-brincantes masculinos e femininos, no período estudado, a rivalizarem, a se colocarem em posições conflitantes sobre a questão da legitimidade de cada sexo a representar o personagem da rainha. Os discursos dos brincantes, configuradores da memória social desta prática, norteiam, em particular, o foco interpretativo desta pesquisa.

ASSUNTO(S)

performance maracatu performance maracatu danças folclóricas brasileiras folguedos folclóricos - fortaleza (ce) maracatu - aspectos sociais - fortaleza (ce) historia moderna e contemporanea culture cultura

Documentos Relacionados