A fantasia em Melanie Klein e Lacan:diferenças e similaridades

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação é um estudo bibliográfico a respeito das similaridades e diferenças do conceito de fantasia nas teorias de Melanie Klein e Jacques Lacan, com objetivo final de enfoque no que o autor francês avançou em relação à autora austríaca no que diz respeito a este conceito. Encontra-se dividido em quatro partes: a primeira é uma introdução que inclui a apresentação do trabalho; a contextualização dos dois autores que norteiam o estudo e uma introdução à temática das fantasias com base nas teorias de Sigmund Freud, pai da psicanálise, de Melanie Klein e de Jacques Lacan, uma vez que os dois últimos partiram do primeiro na construção de suas próprias teorias. A segunda é uma confrontação das teorizações kleiniana e lacaniana a respeito das fantasias, ressaltando diferenças e semelhanças entre ambas. A terceira é uma nova confrontação de ambas as teorizações, porém com um novo enfoque: defender a hipótese de que o autor francês, em sua teorização acerca das fantasias, foi além da autora austríaca, já que não deixou de considerar suas produções e ainda refletiu acerca de aspectos não aprofundados por Klein. A quarta e última contém uma reflexão final a respeito de tudo que foi abordado ao longo do trabalho, enfatizando, mais uma vez, o avanço lacaniano. Como material e método de trabalho, foram utilizadas para a produção da primeira parte obras de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, bem como de seus seguidores, na função de comentadores, assim como também de Melanie Klein e de Jacques Lacan e de seus respectivos seguidores. Já para a produção da segunda, terceira e quarta partes foram utilizadas obras apenas das teorizações kleiniana e lacaniana (dos próprios autores e seus seguidores, na função de comentadores).

ASSUNTO(S)

psicologia lacan, jacques, 1901-1981 klein, melanie, 1882-1960 fantasia psicanálise

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