A explicaÃÃo definidora nos discursos cientÃficos e polÃticos / The defining explanation of scientific and political discourse

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/02/2007

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar, comparativamente, o uso das estratÃgias de reformulaÃÃo com funÃÃo de explicaÃÃo definidora nos discursos cientÃficos e polÃticos, considerando, de modo integrado, aspectos textual-semÃnticos e pragmÃtico-discursivos. Tal anÃlise assume uma perspectiva textual-interativa, isto Ã, busca verificar os processos reformulativos do texto em situaÃÃes concretas, observando-se o lingÃÃstico dentro do interacional. Sendo a explicaÃÃo definidora um dos recursos pelo qual o falante/autor articula seu texto, nada mais apropriado do que um exame deste recurso numa vertente funcionalista da gramÃtica. Na pesquisa aqui proposta, observamos que o emprego de tais construÃÃes nÃo està restrito à consideraÃÃo desse procedimento como estratÃgia textualizadora relacionada, em geral, ao propÃsito de garantir a compreensÃo, por parte do ouvinte, do que foi formulado, mas estabelece a relaÃÃo entre as opÃÃes lingÃÃsticas no nÃvel textual e a construÃÃo argumentativa dos discursos.

ASSUNTO(S)

linguistica explicaÃÃo definidora funcionalismo discurso persuasÃo defining explanation functionalism discourse persuasion anÃlise do discurso discursos, alocuÃÃes, etc. persuasÃo (retÃrica) funcionalismo (lingÃÃstica)

Documentos Relacionados