A experiência do tempo morto no cinema e nos games

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

No cinema e na TV, o tempo morto pode ser entendido como um tempo onde aparentemente nada de importante acontece do ponto de vista narrativo, mas que pode ser utilizado como elemento de linguagem. Apesar de o conceito de tempo morto estar relacionado principalmente com essas duas mídias, reconhecemos nele um papel de importância ainda insuspeitada nesse processo pelo qual as mídias digitais estão passando. Esse processo envolve novas abordagens, inclusive filosóficas, que nos levam a compreendê-lo no âmbito das dimensões comunicativas existentes numa sociedade em rede, percorrida pela informação volátil e onde se integram as indústrias do entretenimento e do consumo, o jornalismo on line e os logos espalhados pela cidade e entre as pessoas. O propósito deste estudo consiste em relacionar o tempo morto com os games por meio da análise de bibliografias, de filmes e de games. Acreditamos que o estudo do tempo morto possa nos ajudar a compreender melhor como as mídias digitais estão lidando com a informação e com a comunicação. No processo da pesquisa, deparamo-nos com alguns tópicos que nos levaram a questionar as maneiras como estamos absorvendo a informação que essas mídias transportam, se estamos realmente conectados com suas informações e se, além disso, elas próprias necessitam e exigem de nós um tempo específico, um tempo próprio delas, um tempo aparentemente morto, mas que, na verdade, está mais vivo do que nunca.

ASSUNTO(S)

mídia digital interatividade tempo cinema comunicação midia digital cinema cinema games tempo morto

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