A estrutura de financiamento das empresas brasileiras abertas do setor de construção civil incorporadoras de empreendimentos imobiliários: um estudo comparativo / The financial structure of the Brazilian publicly held civil construction companies and real estate developers: a comparative research.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo principal desta tese é estudar a estrutura de financiamento das empresas brasileiras de capital aberto do setor de construção civil do segmento de incorporação de empreendimentos imobiliários e compreender o contexto das decisões de financiamento por emissão de ações, tomando por base algumas variáveis previamente consideradas na literatura e suportadas pela Teoria de Finanças. Secundariamente, analisa-se o perfil de financiamento das demais empresas brasileiras não financeiras de capital aberto, com a finalidade de comparar aos resultados encontrados para o setor. Para atingir o objetivo, são realizadas pesquisas bibliográfica, exploratória e empírico-analítica. A pesquisa bibliográfica busca o levantamento das principais correntes teóricas e evidências relacionadas ao tema. A pesquisa exploratória, descritiva e comparativa se caracteriza na análise de informações econômicofinanceiras das empresas não financeiras de capital aberto e no estudo do seu perfil de financiamento. A partir de dados contábeis é desenvolvida estatística descritiva, para conhecer as fontes de recursos das empresas, com destaque para as construtoras, avaliando não só a proporção entre capital próprio e capital de terceiros, mas também o tipo de financiamento utilizado. Finalmente, a pesquisa empírico-analítica busca, através de modelo estatístico de regressão em painel, os determinantes da estrutura de financiamento do setor de construção civil e das empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. A partir dos resultados obtidos, observa-se relação negativa entre endividamento total e tangibilidade e oportunidades de crescimento para a amostra de empresas do setor. Para a amostra ampla de empresas, por outro lado, observa-se relação positiva entre endividamento oneroso líquido e tangibilidade e negativa entre endividamento oneroso líquido e as variáveis oportunidades de crescimento e rentabilidade, resultados em conformidade com estudos anteriores sobre o tema. Também são observadas variações nas fontes de financiamento em função do porte e o do tipo de controle acionário. A análise dos tipos de dívida permitiu, também, identificar diferenças entre o setor e a amostra ampla de empresas. Conclui-se que as características setoriais influenciam a estrutura de financiamento; o setor de construção civil apresenta endividamento inferior à média das demais empresas, mais concentrado em moeda nacional e aplicações financeiras superiores à dívida onerosa; e o setor apresenta características que, de acordo com estudos anteriores em Finanças, indicam o baixo uso de recursos de terceiros e, que, portanto, explicariam as emissões de ações: baixa tangibilidade, empresas de menor porte, elevado crescimento, elevada volatilidade de resultados.

ASSUNTO(S)

capital (economia) - estrutura finanças das empresas sources of funds financiamento - estrutura capital (economy) - structure captação de recursos financeiros corporate finance financing - structure

Documentos Relacionados