A estética do olhar: o ensino da fotografia sob o prisma do pensamento complexo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo desta dissertação é discutir o ensino da Fotografia dentro da disciplina de Educação Artística como conteúdo programático. Pretende oferecer argumentos ou subsídios para mostrar que a fotografia, além de enriquecer, de forma significativa, o currículo do Ensino Médio, pode estimular a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do sujeito. O embasamento teórico parte do enfoque do pensamento complexo, sob a visão do epistemólogo Edgar Morin, que propõe a reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar. A teoria da complexidade contribuirá para apresentar a importância das artes na construção do sujeito que é homo complexus, além de estabelecer as relações e interligações entre arte fotográfica, complexidade e educação, considerando o todo e as partes da concepção da imagem. No que tange a fotografia, o presente estudo embasa-se também no pensamento de Boris Kossoy, voltado principalmente aos estudos teóricos e estéticos da arte fotográfica, às pesquisas históricas e sociais através de sua iconografia e à investigação da história da Fotografia no Brasil e na América Latina. Este embasamento contribuirá para o desenvolvimento do estudo sobre a importância do ensino da Fotografia considerando a relação entre cotidiano e história e a significativa presença efetiva do aluno que ora é produto e ora é produtor de sua realidade diante da concepção fotográfica.

ASSUNTO(S)

educação ensino da fotografia complexidade complexity postmodernity pós-modernidade education educacao photography education

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