A escrita para viola nas sonatas com piano Op.11 N.4 e Op.25 N.4 de Paul Hindemith : aspectos idiomaticos, estilisticos e interpretativos
AUTOR(ES)
Ricardo Lobo Kubala
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
O surgimento de repertório de maior relevância para viola foi resultado de procura por identidade do instrumento, da qual participaram compositores e intérpretes. Paul Hindemith foi figura marcante nessa busca. Compôs várias obras de importância para viola, como as sonatas Op.11 NQ 4 (1919) e Op.25 NQ 4 (1922), as quais, apesar de cronologicamente próximas, apresentam acentuada diferenciação estilística. São examinadas as causas desse contraste e suas conseqüências no âmbito da prática interpretativa. Buscando subsídios para o estudo das sonatas, inicialmente é traçado um relato sobre vida, obra e idéias de Hindemith, com enfoque em sua faceta multi-instrumentista e a variedade estilística de sua produção. Segue-se uma reflexão sobre a evolução de uma escrita para viola com maior preponderância de aspectos idiomáticos, que fornece dados relativos a aspectos específicos da prática instrumental da viola. A investigação de ambas as sonatas é realizada, então, por meio da observação de características estilísticas, associadas, por sua vez, a aspectos concernentes à prática interpretativa. A pesquisa visa fornecer conhecimento que contribua para uma execução eficiente em sua comunicação com o público
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000348622Documentos Relacionados
- As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
- Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
- Almeida Prado: piano studies, technical and interpretative approaches
- Gyorgy Ligeti s sonata for viola (1991-1994) : technical and performance aspects
- Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer : uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística