A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS

AUTOR(ES)
FONTE

Trab. linguist. apl.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2019

RESUMO

RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender relações entre práticas de letramento escolar e a escrita gamificada de fanfictions com o apoio das Tecnologias Digitais (TD). As fanfictions podem ser definidas como ficções escritas por fãs com base em um produto original e têm se popularizado com a disseminação da internet, especialmente entre adolescentes em idade escolar. A justificativa para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, neste estudo, ampara-se em uma perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos, em que o foco na aprendizagem de um gênero não está na assimilação de sua estrutura unicamente, mas nos modos como a aprendizagem de um gênero oportuniza conhecimentos de formas particulares. As mediações em torno das atividades com fanfictions aconteceram no contexto de um Clube de Inglês, com cinco sujeitos. Os dados foram gerados com base em enunciados desses sujeitos na plataforma de gamificação Classcraft, a partir da fanfiction escrita durante as aulas do Clube e de um grupo focal realizado com esses sujeitos. Para proceder com as análises, construímos uma linha do tempo apresentando a relação dos sujeitos com as fanfictions antes das atividades feitas no Clube, as aproximações, interações e posicionamentos durante o percurso de escrita e suas percepções sobre como foi o trabalho com o gênero a partir de diferentes abordagens metodológicas, posteriormente à prática de escrita da fanfiction. Os resultados apontam, principalmente, para a inserção desses sujeitos, na condição de insiders, em diferentes práticas de letramentos que envolvem a leitura e a escrita do gênero fanfiction, mediadas pelos usos de TD. Ainda, há indícios de que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar.ABSTRACT This study aims to understand relationships between school literacy practices and the gamified writing of fanfictions with the support of Digital Technologies (DT). The fanfictions are fictional stories written by fans based on an original product. They have become popular with the spread of the internet, especially among school-age teens. The justification for the development of reading and writing practices with the genre fanfiction, in this study, is based on a socio-cultural perspective of the literacy studies, in which the focus on learning a genre is not just in the assimilation of its structure, but in the ways in which the learning of a genre affords knowledge in particular ways. Mediations surrounding fanfictions took place in the context of an English Club with five subjects. The data come from statements of these subjects on the Classcraft gamification platform, from the fanfiction written during the Club classes and from a focus group performed with these subjects. In order to proceed with the analyzes, we constructed a timeline showing the relationship of the subjects with the fanfictions before the activities developed in the Club, the approximations, interactions and positioning during their writing trajectory and their perceptions about how the activities involving the genre from the use of different methodological approaches, after the writing practice of fanfiction. The results point mainly to the insertion of these subjects, as insiders, in different literacy practices involving the reading and writing of the genre fanfiction, mediated by the uses of DT. Furthermore, there are indications that the gamification allowed the subjects to evidence singular ways of positioning themselves in relation to reading, writing and different ways of being, acting and creating meanings in the school context.

Documentos Relacionados