A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria
AUTOR(ES)
Almeida, Djair Lázaro de
FONTE
Pro-Posições
DATA DE PUBLICAÇÃO
16/09/2019
RESUMO
Resumo Este artigo tem o objetivo de rastrear indícios de autoria em textos escritos e produzidos por sujeitos surdos em oficinas. Para tanto se propôs um trabalho de produção textual em português com a reescrita coletiva de uma história de aventura, por confabulações entre pares surdos e educadores ouvintes, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de interlocução. Adotando uma concepção bakhtiniana de língua como atividade discursiva, as oficinas constituíram lugares de possibilidades de desenvolvimento do sujeito surdo enquanto usuário do português escrito, bem como de manifestações singulares de expressão linguística. Assim, a reescrita – atividade de produção apoiada em um texto já lido, na qual os surdos narram em Libras para que outros surdos registrem em português escrito – proporcionou aos participantes a oportunidade de colocar em jogo os conhecimentos construídos a partir da leitura, comparando, contrastando, transformando e experimentando novos modos de construção que singularizaram sua escrita.Abstract This article aims to track authorship cues in texts written and produced by deaf individuals in workshop situations. To do so, textual production work in Portuguese was proposed by means of the collective rewriting of an adventure story, by confabulations between deaf pairs and listening educators, using Libras as the language of interlocution. Adopting a Bakhtinian conception of language as a discursive activity, the workshops became a place of development possibilities for the deaf individuals as a user of written Portuguese, as well as being unique manifestations of linguistic expression. Thus, the rewriting, as a production activity based on an already read text (in which the deaf narrated in Libras for other deaf people to record in written Portuguese), gave the participants the opportunity to put into play the knowledge constructed from reading, comparing, contrasting, transforming, and experimenting with new modes of construction that singled out their writing.
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