A emergência do significado em música / The emergence of meaning in music

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2010

RESUMO

O objetivo desta tese é apresentar um modelo fenomenológico e semiótico dos processos de significação em música, tendo como apoio conceitual e teórico a filosofia de C.S. Peirce. O conceito de significado musical ou o entendimento de como a música se torna significativa envolve questões que perpassam a história da filosofia da música, da antiguidade à atualidade, assim como são consideradas também nas área da psicologia ou da neurociência aplicada à música, mais recentemente. Em um certo sentido, as perspectivas sobre o que é música e sobre como a entendemos, sobre seu papel dentro do universo do conhecimento humano e dentro das investigações metafísicas e cosmológicas, acompanham as mudanças paradigmáticas do pensamento ocidental. O primeiro capítulo apresenta uma visão panorâmica e sucinta das transformações do entendimento de música e de seus significados, a partir de três enfoques: (i) música enquanto imitação; (ii) música enquanto forma; (iii) música enquanto coletividade. O segundo capítulo adentra à área da psicologia, trazendo à discussão a teoria de Leonard Meyer do significado musical. O pioneiro trabalho de Meyer sobre essa questão dentro da psicologia da música estabelece um interessante contraponto às visões apresentadas no capítulo primeiro, e com especial correlação com a abordagem formalista de Eduard Hanslick. O terceiro capítulo continua a investigação dos processos de significação em música dentro da área da psicologia, a partir da teoria da expectativa musical de David Huron. A teoria de Huron pode ser tomada como uma proposta derivada da teoria meyeriana do significado musical, porém focando-se mais sobre evidências experimentais e sobre aspectos biológicos e neurológicos do fenômeno da antecipação. No quarto capítulo deixamos de lado a questão específica do significado musical para nos lançarmos à instigante tarefa de uma descrição do pensamento peirceano, em algum dos seus aspectos: (i) a classificação das ciências; (ii) a fenomenologia: (iii) a lógica-semiótica; (iv) as ciências normativas; (v) a lógica da descoberta; e (vi) o pragmatismo. Essa incursão ao pensamento de Peirce nos possibilitará voltar às questões específicas do significado e da significação musicais, no quinto e último capítulo desta tese. Nesse capítulo estabelecemos uma correspondência entre essa visão peirceana da significação em música e aquelas apresentadas nos três primeiros capítulos, tanto em termos lógico-semióticos, quanto em termos normativos, como também em termos pragmáticos. Apresentamos, em tal descrição peirceana da significação em música, uma correspondência dessa abordagem com conceitos atuais dos estudos da mente, como: (i) emergência; (ii) auto-organização; (iii) criatividade. O encerramento da tese leva ao diálogo, portanto, do modelo peirceano de significação musical tanto com atualidade das pequisas sobre cognição quanto com a tradição do pensamento ocidental sobre música e seus significados

ASSUNTO(S)

musica - semiotica significação fenomenologia semiótica music signification phenomenology semiotics

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