A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000
AUTOR(ES)
Melo, Alessandro de
FONTE
Educação e Pesquisa
DATA DE PUBLICAÇÃO
21/10/2011
RESUMO
O presente artigo, fruto de uma tese de doutorado, tem como propósito apresentar e discutir criticamente a proposta de educação básica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da descrição e da análise de alguns documentos da entidade expostos publicamente ao longo dos anos 2000. O projeto de educação básica dos empresários brasileiros contempla a necessidade dessa classe de competir no mercado globalizado e em crise, vinculando o aumento do nível de escolaridade ao aumento da produtividade e da inovação necessárias para sua consecução. As bases de tal projeto educativo são a retomada da teoria do capital humano, a empregabilidade e o empreendedorismo. Em termos de projeto social, os empresários remetem-se a um pacto social, ou seja, pretendem generalizar uma concepção de mundo em que não caberia o conflito entre capital e trabalho, mas sim a adaptação dos trabalhadores à sociedade de classes. Nessa concepção, a ênfase recai sobre um projeto educativo que visa à responsabilização dos indivíduos por suas próprias carreiras; assim, a inserção ou exclusão social não é vista como resultante da estrutura macrossocial, mas do esforço individual empreendido, ou seja, da capacidade de o trabalhador ser organicamente produtivo para o capital.
ASSUNTO(S)
educação básica confederação nacional da indústria empreendedorismo capital humano empresariado e educação
Documentos Relacionados
- EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: O projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria
- Relationship between work and education and social question in Brazil : a reading of the pedagogical thinking of the National Confederation of Industry - CNI (1930-2000)
- A continuidade do processo de desconcentração regional da indústria brasileira nos anos 2000
- CONCEPÇÕES DE SAÚDE NA PAUTA SINDICAL DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
- O moderno principe industrial : o pensamento pedagogico da Confederação Nacional da Industria