A dialética do amor em pigmaleão, de G. B. Shaw.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Pigmaleão (Pygmalion, 1913), de George Bernard Shaw (1856-1950), possui uma grande fortuna crítica. Entretanto, o presente estudo oferece uma nova interpretação para a peça de Shaw, com base na teoria e metodologia do crítico norte- mericano Harold Bloom (1930- ), a saber, a angústia da influência e o revisionismo dialético. Através da análise da influência poética e da dialética do amor é que se pode perceber que Pigmaleão representa uma apophrades em relação à peça A megera domada (The Taming of the Shrew, 1593) de William Shakespeare (1564-1616) e ao mito de Pigmaleão e Galatéia encontrado em Metamorfoses (c. 14) de Ovídio (43 a.C.-17), formando um romance familiar entre as três. A peça de Shaw supera seu poema pai (A megera domada) ao mostrar a possibilidade de relação deste com a história de Ovídio (sendo assim seu poema pai) e por fazer uma desleitura forte não só da obra de Shakespeare, como também do mito de Ovídio.

ASSUNTO(S)

angústia da influência a megera domada pigmaleão. dialética do amor linguistica pygmalion. the taming of the shrew metamorphoses metamorfoses dialectic of love anxiety of influence

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