A (des)articulação das organizações da sociedade civil em ações de geração de trabalho e renda : o caso do bairro Jaguaré, município de São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

03/03/2011

RESUMO

A presente dissertação tem como objetivo compreender como é o relacionamento entre as organizações da sociedade civil, atuantes na área de geração de trabalho e renda, no Bairro do Jaguaré, Município de São Paulo, visando ao entendimento de suas implicações. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas com representantes das organizações pesquisadas. A partir das entrevistas, diversos temas puderam ser analisados: informações sobre as organizações, seus programas, projetos e ações; desafios enfrentados; parcerias; o papel desempenhado por algumas organizações específicas; o relacionamento entre as organizações da sociedade civil atuantes no Jaguaré; e o relacionamento entre as mesmas e o governo. As organizações pesquisadas retratam claramente a variedade de tipos de organizações da sociedade civil existentes, assim como apresentam diferentes missões, tamanhos, modos de funcionamento e impactos. Apesar do grande número de organizações da sociedade civil presentes no Bairro do Jaguaré, percebe-se que há uma ausência de trabalho em rede, de parcerias e de sinergias.

ASSUNTO(S)

organizações da sociedade civil geração de trabalho e tenda articulação parcerias associações sem fins lucrativos renda - distribuição mercado de trabalho parcerias projetos sociais - jaguaré (são paulo, sp)

Documentos Relacionados