A cultura da loucura na cidade: o planejamento da velhice saudável e a esperança que falou (São Paulo, 1940/2005) / The culture of madness in the city: planning a healthy old age and the hope that spoke (São Paulo, 1940/2005)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa buscou revalorizar a experiência de velhos e velhas internos dos hospitais Pinel e D. Pedro II na cidade de São Paulo a partir de narrativas orais dessas pessoas e levantamento de documentos escritos dos arquivos das instituições. O recuo temporal do conjunto das suas narrações permitiu traçar como recorte histórico o período que recobre os anos de 1940/2005. A recuperação de suas histórias de vida evidenciou a possibilidade de uma reflexão crítica sobre a condição social da velhice no tempo presente. A análise das práticas de construção política de sentimentos e memórias dentro desse campo de violências e arbitrariedades apontou uma cultura de resistências na busca de reversão de injunções cotidianamente impostas. A partir do que essas pessoas compreendem e observam do terreno de lutas e disputas sociais em que estão inseridas, a ideologia médica e as relações de poder são desocultadas e questionadas em alguns dos seus mecanismos burocráticos. O resgate de dimensões da prática política desses sujeitos históricos foi possível também pelas conquistas da História Oral no campo do conhecimento historiográfico.

ASSUNTO(S)

madness narrativas orais culture old age oral narratives pinel cultura loucura psychiatric institutions história oral hospital d. pedro ii. d. pedro ii hospital. velhice oral history instituições psiquiátricas pinel

Documentos Relacionados