A contribuição da tecnologia industrial básica (TIB) no processo de formação e acumulação das capacidades tecnológicas de empresas do setor metal-mecânico. / The contribution of infrastructural technologies (lfT) in the formation and accumulation process of technological capabilities of firms in metal-mechanics industry.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Nota-se que cada vez mais a sobrevivência e o crescimento das empresas industriais estão relacionadas com a possibilidade de se oferecer produtos e serviços em conformidade com as mais recentes normas internacionais. Em tal contexto, o domínio das funções tecnológicas da Tecnologia Industrial Básica TIB (metrologia, normalização e avaliação da conformidade) não é somente um requisito para a competitividade de uma empresa, mas também a base para a efetiva acumulação de capacidades tecnológicas, as quais são necessárias para a inovação bem como para o melhoramento contínuo da qualidade dos produtos e serviços. Na literatura especializada, raros são os estudos que analisam a função da TIB no processo de aprendizagem tecnológica de uma empresa. Este trabalho teve a intenção de preencher essa lacuna ao propor um modelo para avaliar e projetar as relações dinâmicas entre TIB e capacidade tecnológica. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar a relação entre a TIB e a formação e acumulação das capacidades tecnológicas nas empresas. O estudo foi realizado através de um survey, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado em uma amostra de 103 empresas de diferentes níveis de capacidade tecnológica do setor metalmecânico. Concluiu-se que a TIB contribui com a formação e acumulação das capacidades tecnológicas em todos os níveis e os resultados mostraram que existem associações significativas entre: (i) certificações ISO 9001/TS 16949 com as atividades de engenharia reversa; (ii) certificações ISO 17025 e de produtos com as inovações incrementais em sua linha de produtos; (iii) certificação ambiental ISO 14001 com as inovações radicais em processos/produtos, práticas de just-in-time, Kaizen, TQC/TQM e uso de sistemas integrados de informação; e (iv) sistemas inovadores de medição com as práticas de P&D e relacionamentos com instituições de C&T.

ASSUNTO(S)

technological capability capacitação tecnológica metal-mechanics industry tecnologia industrial básica infrastructural technologies metrologia

Documentos Relacionados