A construção da competência clínica: da concepção dos planejamentos de ensino às representações da aprendizagem entre graduandos de enfermagem. / The building of clinical competence: from teaching planning apprehension to learning expression among nursing graduate students.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Pensar a formação de enfermeiros pressupõe articular essa questão às expressões de referenciais teóricos, na perspectiva de uma vertente pedagógica que passe pelo construtivismo e por competências. Assim, os objetivos foram: caracterizar, numa visão longitudinal, a proposição competências assistenciais na graduação; identificar o potencial de competência clínica de graduandos de Enfermagem; analisar representações discentes relativas à aprendizagem das experiências clínicas e propor referenciais para a construção da competência clínica no âmbito da Graduação em Enfermagem. O estudo foi de natureza qualitativa; os sujeitos foram alunos do último semestre da graduação, num total de 29 participantes; foi realizada análise documental dos planos de ensino das disciplinas assistenciais da graduação e utilizou-se também a Técnica do Incidente Crítico (TIC) como estratégia metodológica apta a identificar experiências significantes para a aprendizagem clínica. A instituição de ensino e os sujeitos aceitaram participar do estudo, conforme as recomendações ético-legais. Os dados evidenciaram uma organização curricular centrada em disciplinas, com modalidades organizativas que partem do genérico para o específico, mantendo lógicas internas aparentemente refratárias à organizações somativas. Uma direção da aprendizagem voltada à execução metódica de práticas em evolução, escolhidas pelos docentes, estimulando a inserção discente em programações pré-estabelecidas e reiterativas. A ligação das atividades de ensino à vida real se faz por meio de práticas em campo que respondem timidamente à problematização da realidade. As intervenções parecem ser privilegiadas segundo uma ordem externa, às vezes distante da realidade dos alunos. Emergem também, sinalizações de uma aprendizagem com vínculos pouco substantivos entre os conhecimentos prévios e a potencialização do julgamento crítico e do raciocínio clínico. Como proposição, o estudo trouxe reconsiderações para o processo ensino-aprendizagem e a influência da concepção construtivista na proposição das competências clínicas.

ASSUNTO(S)

competências profissionais competence-based education constructivism construtivismo professional practice prática profissional educação em enfermagem educação baseada em competências professional competence nursing education

Documentos Relacionados