A comparative study of turbulence structure in the atmospheric surface layer above Pantanal wetland in dry and wet seasons / Estudo comparativo da estrutura da turbulência atmosférica na camada limite superficial acima do Pantanal Matogrossensse nos períodos úmido e seco.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Dados de resposta rápida, coletados em torre micrometeorológica de 25 metros de altura à 20.8 Hz na estação úmida e 16 Hz na estação seca, no Pantanal, foram usados neste estudo. Esses dados foram inicialmente submetidos a testes de consistência de Vickers e Mahrt (1997) e de Mahrt (1998), através dos quais foi possível determinar a percentagem de situações em que houve estacionaridade. Características da estrutura da Camada Limite Superficial (CLS) foram determinadas pelo cálculo de grandezas estatísticas da turbulência tais como fluxos, erros associados a fluxos e outras escalas tais como U*, T* e coeficientes de correlação W-u e w-t. Os fluxos foram calculados pelo método das covariâncias. Foram comparadas as evoluções diurnas desses parâmetros e observou-se que um dos períodos em que ocorrem diferenças entre a estrutura da CLS da estação seca e a da estação úmida, corresponde ao período do início da noite. Análises em tempo-escala dos sinais, efetuadas através da Ondeleta de Morlet, indicam a possibilidade da existência de interação entre ondas de gravidade e turbulência neste período. Também foram comparadas características das estruturas coerentes nos sinais de temperatura e velocidade do vento. Foram calculadas as frações dos fluxos de momentum e calor sensível associadas às estruturas coerentes do tipo intrusão e ejeção.

ASSUNTO(S)

estruturas coerentes turbulência turbulent flow mato grosso (state) coherent structures escoamento turbulento ondas de gravidade turbulence wavelet transform mato grosso (mt). key words: pantanal pantanal transformada em ondeletas quality control gravity waves

Documentos Relacionados