A cena musical indie em Belo Horizonte: novos padrões de carreira no interior de uma cena local
AUTOR(ES)
Rafael Sanzio Nunes Fonseca
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
23/05/2011
RESUMO
O presente trabalho visa apresentar os resultados de pesquisa sociológica acerca do que se convencionou denominar cena musical indie belo-horizontina. Mais especificamente, se busca averiguar os padrões de carreira no interior de tal cena. Enquanto o conceito de carreira, tal como compreendido em sua vinculação à chamada Escola de Chicago, busca dar conta das escolhas subjetivas dos agentes (bandas) vis-à-vis as possibilidades objetivas que defrontam em sua atividade cotidiana, o termo cena ambiciona associar o empreendimento à perspectiva hodierna de mesmo nome, que grassa nos mais diversos domínios disciplinares. Busca-se apontar para a impropriedade de uma construção teórica que pretendesse partir de definições estilísticas ou formais/empresariais para chegar à população sob estudo, ao mesmo tempo em que se recorre à própria realidade da prática das bandas, na forma da rede constituída pelas mesmas nas ocasiões em que se sucedem aos palcos da cidade, para delimitar o referente das sínteses sociológicas pretendidas
ASSUNTO(S)
sociologia teses. música popular teses. música alternativa belo horizonte teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8LYFKEDocumentos Relacionados
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